Medição por Quantidade Pagamento 
Gestão E.Elétrica > Pagamento > Transação > Medição > Medição por Quantidade
Erro: Medição não é gerada ao clicar no botão de “realizar medição”
- Verificar se a data de vigência dos contratos estão dentro do período de realização da medição.
- Verificar se o Contrato se encontra com status “Ativo”.
Funcionalidade: Contratos > Transação > Contratos
Coluna E1 – Percentual de participação do contrato não cadastrado.
- Verificar se Percentual de Participação do contrato está preenchido.
Funcionalidade: Contratos > Transação > Contratos > aba: PRODUTOS – Participação.
Coluna E2 – Percentual de perdas do contrato não cadastrado.
- Verificar se o campo de Perda está preenchido no contrato.
Funcionalidade: Contratos > Transação > Contratos > aba: PRODUTOS – Perdas.
Coluna E3 – Sazonalização não calculada no contrato para o ano.
- Caso o contrato tenha sazonalização, o campo deverá estar preenchido com “Sim”, e o processo de sazonalização realizado e consolidado.
Funcionalidade: Sazonalização > Transação > Sazonalização. - Caso não haja sazonalização carregada e tenha medições de meses anteriores com essa coluna preenchida “Não”, verificar se foi feito alguma alteração no Contrato e se há dados de sazonalização preenchidos. Neste caso, não devendo ter sazo, será necessário revisar o contrato e apagar essa informação na Capa e aba Produtos (voltar como estava antes), assim deverá ser realizado o processo de medição novamente, devendo a coluna SAZO estar atualizada para “Não”.
Coluna E4 – Contrato de PROINFA não vinculado ao contrato para o período.
- Caso a coluna esteja preenchida com “sim”, verificar se o processo de PROINFA está consolidada.
Funcionalidade: CCEE > Medição > Transação > PROINFA.
Coluna E5 – Rotina de cálculo de MCSD não calculada para o período.
- Caso a coluna esteja preenchida com “sim”, verificar se a Rotina de cálculo de MCSD está consolidada.
Funcionalidade: CCEE > Medição > Transação > MCSD.
Coluna E6 – Quantidade consumida não informada.
- Verificar se há operação criada dentro do contrato e se a Quantidade de energia foi preenchida.
Funcionalidade: Contratos > Transação > Contratos > aba: PRODUTOS
Erro: Ano e mês de emissão não configurado para algoritmo de medição/competência
- Verificar se o ano e mês está configuração para o algoritmo de medição especificado no contrato.
Funcionalidade: Pagamento > Configuração > Competência
Caso o erro persistir, abri chamado para análise pelo suporte.
Medição AVD 
Gestão E. Elétrica > Pagamento > Transação > Medição > Medição – AVD – Transmissora
Erro 1: Contraparte não cadastrada na organização de contrato.
- Verificar se contraparte está criada
Funcionalidade: Contraparte > Transação > Mestre – Contraparte. - Verificar se a mesma se encontra inserida como participante do Contrato.
Funcionalidade: Contratos > Transação > Contratos > aba: Participantes.
Erro 2: UF
- Verificar se no cadastro da Contraparte é informado a UF (cidade e país).
Funcionalidade: Contraparte > Transação > Mestre – Contraparte.
Erro: *Não realiza Medição mesmo com Report AVD carregado e finalizado.
- Verificar se a formatação da tabela do report está correta.
Erro: Ano e mês não configurados para algoritmo de medição/competência.
- Verificar se as informações do presente mês estão criadas.
Funcionalidade: Pagamento > Configuração > Competência.
Medição CCGF 
Gestão E.Elétrica > Pagamento > Transação > Medição > Medição CCGF – Cota/Garantia Física
- Coluna E1: Report não carregado.
Funcionalidade: CCEE > DRI > Transação > Upload DRI: ARCGF002.2 (status Finalizado).
É feito a verificação da leitura da caixa de e-mail e carregado o relatório. Abrir o e-mail da CCEE com o código de autorização e inserir o código solicitado na página da CCEE.
No canto superior direito, acessar a opção “Painéis”, no tópico “2. Contratação de Energia”, procurar pela opção “Apuração do Regime de Cotas de Garantia Física”.
Carregado a página novamente, acessar a aba 2 (ARCGF002 – Apuração por Regime de Cotas de Garantia Física (Cotistas).
Preencher o ano, evento e agente desejado (BANDEIRANTE ou ESCELSA), clicar em “Aplicar” e selecionar novamente o “Perfil Agente” (BANDEIRANTE OU ESCELSA).
Após carregar os dados, fazer o download da planilha referente à ARCGF002.2 em arquivo Excel.
Fazer o upload do arquivo no Glorian.
Funcionalidade: CCEE > DRI > Transação > Upload DRI > preencher as informações necessárias e inserir arquivo > processar dados clicando no ícone de engrenagem. - Coluna E2: Parcela não vinculada ao contrato.
Funcionalidade: Pagamento > Configuração > Medição – CCGF. - Coluna E3: Quantidade em MWh não carregada na sazonalização da operação. CCGF do período e contrato.
Funcionalidade: Sazonalização > Transação > Sazonalização - Coluna E4: Preço em MWh não calculado para a operação CCGF do período e contrato.
Consolidar a sazonalização para os tipos de contrato CCGF
Funcionalidade: Sazonalização > Transação > Sazonalização
Pagamento > Medição RRV 
Gestão E.Elétrica > Pagamento > Transação > Medição > Medição – RRV – Disponibilidade
PRE status: Erro – Relatórios preliminares não carregados, ou não finalizados
- Verificar se as operações estão criadas, para que sejam listadas na janela do relatório
Funcionalidade: CCEE > RV – Receita de Vendas > transação > Upload RRV > status finalizado.
FIN status: erro – Relatórios Finais não carregados, ou não finalizados
- Verificar se o relatório consta carregado e processado
Funcionalidade: CCEE > RV – Receita de Vendas > transação > Upload RRV > status finalizado.
Erro: Coluna “FIN – Recontabilização” (Volume Financeiro oriundo de Recontabilização considerado na receita de venda).
- Não considerar a recontabilização contida no RV16.
Erro: vinculação de lançamento incorreta – Era pra ter sido lançado como Ressarcimento e foi lançado como Ajuste.
- Necessário apagar os dados das tabelas de “Medição”, “Report”
e a tabela “Manual” que também é preenchida ao consolidar.
Medição Outras Obrigações 
Gestão E.Elétrica > Pagamento > Transação > Medição > Medição – Outras Obrigações
** Para medição algoritmo COM documento Fiscal (CCT e CEN), não é necessário preencher o campo DATA, criar apenas uma parcela de pagamento.
** Para medição algoritmo SEM documento Fiscal, é necessário preencher o campo DATA. Se necessário pode-se criar mais parcelas para fazer o lançamento.
Coluna E1 – Número da ND não está preenchida.
- Abrir registro desta mesma janela e inserir o Número ND (se não fornecido algum código no e-mail, preencher com o Número do Documento presente no boleto).
Coluna E2 – UF não está cadastrado na contraparte.
- Verificar os campos: Cidade e País estão preenchidos.
Funcionalidade: Contraparte > Transação > Mestre – Contraparte.
Coluna E3 – Valor não preenchido.
- Abrir registro desta mesma janela e inserir o Valor da parcela.
Coluna E4 – Vencimento não preenchido.
- Abrir registro desta mesma janela e inserir a Data de vencimento.
Erro: Verifique as configurações de relacionamentos (Não gera Registro de Documentos)
- Verificar se preenchimento dos campos “Número ND”, “Valor” e “Data Vencimento” consta somente números.
Ordem de Pagamento 
Coluna E1: Período não está aberto. Cadastro inexistente.
- Verificar se o período consta como aberto. Filtrar pelo ano, selecionar respectivo mês e habilitar o status dos processos.
- Funcionalidade: Base > Mestre > Período.
Coluna E2: Preço não foi atualizado.
- Verificar se no Report carregado há valores zerados para esta contraparte, caso esteja zerado, não terá pagamento realizado, desconsiderar.
- Funcionalidade: ONS > AMSE > Consulta > AVD – Aviso de Débito.
- Verificar se funcionalidade de Reajuste de Preço está consolidada
- Funcionalidade: Preço > Transação > Reajuste.
- Caso haja contrato que tenha aditivo, é necessário “Reajustar contratos”, para que o contrato com aditivo apareça também na janela e possa ser consolidado.
Coluna E3: A condição de pagamento não foi indicada no contrato.
- Verificar se a coluna “Cond.Pagto ERP” está preenchida .
- Funcionalidade: Preço > Mestre > Condição de Pagamento ERP.
- Caso o pagamento desejado seja referente a meses passados, deverá estar configurado na coluna Mês do primeiro vencimento: mês corrente; mês subsequente; mês subsequente+1; mês subsequente+2… isso dependerá de quantos meses atrás o pagamento é referente. Ex: data do referente pagamento – mês 7, mês atual – 9. Deverá estar configurado mês subsequente+2.
Coluna E4: As informações utilizadas para atualização do pagamento no ERP, não foram realizadas.
- Verificar as interfaces preenchidas na Interface Contrato, verificar na interface estabelecimento se o conteúdo tem que vir nulo, ou preenchido na interface Contrato.
- Verificar o Conteúdo preenchido na coluna ACCOUNTPAYABLE.PYMT_METH na interface de contrato.
- Funcionalidade: Pagamento > Configuração > Contrato -Interface ERP.
- Verificar se a contraparte está inserida como participante do Contrato caso seja um contrato CCUST.
- Funcionalidade: Contratos > Transação > Contratos > aba PARTICIPANTE.
Coluna E5: Repactuação pendente de aprovação ou reprovação.
- Verificar se a Repactuação está pendente de aprovação ou reprovação.
- Funcionalidade: Repactuação > Transação > Repactuação.
Erro: informações incorretas
- Caso seja necessário corrigir dados de preço (devido a alteração na janela de reajuste), alteração de dados de interface e o pagamento ainda não tenha sido realizado, estornar e excluir a ordem para que a mesma retorne com status Apurado na janela de Medição.
Erro: Verifique as configurações de relacionamentos (Não gera Registro de Documentos)
- Verificar se preenchimento dos campos “Número ND”, “Valor” e “Data Vencimento” consta somente números.
- Funcionalidade: Pagamento > Transação > Medição > Medição – Outras Obrigações.
Registro de Documentos 
Gestão E. Elétrica > Pagamento > Transação > Registro de Documentos
Coluna E1: Período não está aberto. Cadastro inexistente.
- Verificar se o período consta como aberto. Filtrar pelo ano, selecionar respectivo mês e habilitar o status dos processos.
- Funcionalidade: Base > Mestre > Período.
Coluna E2: Não existe nenhum contrato criado para este CNPJ.
- Verificar se o CNPJ apresentado no Registro de Documentos corresponde com o inserido na contraparte do Contrato. Solicitar ao usuário que faça o ajuste se necessário.
- Gerar Distribuição do pagamento, em seguida clicar sobre o ícone da coluna “Dst”para fazer a vinculação, Validar para que seja realizado a vinculação, Validar Registro para eliminar os erros.
- Se a distribuição de Pagamento não apresentar nenhuma informação após o processo, o pagamento não irá proceder, verificar no Módulo NF se houve algum erro com a integração de informações.
Coluna A3: Aviso: CFOP não determinado para compra de energia.
Coluna E4: Vencimento das parcelas não informado no documento
Coluna Verificar se o vencimento para as parcelas foi informado. Selecionar o ícone referente a Parcelas, ao lado do ícone de Validação e preencher as datas de vencimento.
Coluna E5: Vinculação do documento com a OP não é total.
- Gerar a distribuição de pagamento.
Coluna E6: Ordem de Pagamento não está consolidada.
- Funcionalidade: Pagamento > Transação > Ordem de Pagamento.
Coluna E7: Condição de pagamento diverge da data de vencimento.
- Verificar as datas inseridas e Gerar distribuição de pagamento.
Coluna E8: Código da contraparte no ERP não configurado.
- Verificar se a contraparte foi criada e se há um código ERP inserido.
- Funcionalidade: Contraparte > Transação> Mestre Contraparte>Selecionar a contraparte>aba ERP cliente/fornecedor>preenchimento coluna Código ERP.
- Se a contraparte precisar de dois códigos ERP cadastrado acessar
- Funcionalidade: Pagamento>Configuração>Contrato – Fornecedor ERP Exceção, para inserir o contrato e o respectivo código ERP desejado.
Erro: Desprezar documento
- Clicar no ícone para Estornar e Excluir o Registro de Documentos.
Erros Coluna 2, 4 e 5 simultâneos significa que não foi realizado a vinculação de dados.
- Vinculação não realizada, Gerar Distribuição de pagamento e fazer vinculação.
Erro: Distribuição feita no mesmo contrato e deveria ser feita em contratos diferentes. Já finalizado no SAP.
- Estornar (motivo – 01) e Reiniciar o Processo de pagamento da DOP em Registro de Documentos.
- Funcionalidade: Pagamento > Transação > Registro de Documentos
- Gerar distribuição novamente e fazer a vinculação correta, de modo que o saldo DOP = 0 e validar e liberar para o fluxo de aprovação novamente.
Erro: Estornar documento (NF cancelada) – “DESPREZADO”
- Clicar no ícone de “Estornar”, no motivo preencher com 01 (condição SAP) e a data atual. Após Estornado, clicar no ícone para Reiniciar o Processo, assim que o registro for habilitado, selecionar o ícone “Excluir Ordem de Pagamento e reabrir para medição”, assim o status será alterado para Desprezado.
- Funcionalidade: Pagamento > Transação > Registro de Documentos
- Notificar o usuário que o Registro desprezado deverá ser desprezado também no SAP.
Erro: Vinculação falta ou sobra de 1 centavo.
- Clicar sobre o ícone de Distribuição para realizar a vinculação, ao selecionar o ícone de Validar, inserir o valor Total (incluindo este 1 centavo de diferença), ao finalizar a vinculação o valor estará de acordo com o boleto.
Erro: NF não vai para o vai para o Registro de Documentos (não vincula com o Gestão de Energia / não gera Registro de Documentos)
- Verificar se as informações da NF estão ok.
- Funcionalidade: NFe > Recebimento > Transação > Gestão > pesquisar pelo número da NF (número NF está na coluna “Número”, no ícone distribuição da janela Ordem de Pagamento) ou pesquisar pela chave de acesso.
- funcionalidade: NFe > Recebimento > Transação > Pré Validação. Se o campo Digest Value estiver com erro (status vermelho) é divergência de informação no XML carregado, será necessário fazer o download do XML diretamente da SEFAZ, ou carregá-lo clicando no ícone da coluna XML para que o campo digest value seja normalizado.
Erro: Verifique as configurações de relacionamentos (Não gera Registro de Documentos)
- Verificar se preenchimento dos campos “Número ND”, “Valor” e “Data Vencimento” consta somente números (para Medição Outras Obrigações).
Erro: interface contrato com código errado parado no BPM
- Reprovar no Fluxos de aprovação, Reiniciar o processo no Registro de Documentos, estornar na Ordem de Pagamento, fazer alteração e atualização de dados, validar e consolidar novamente Ordem de Pagamento.
Erro: Voltar processo para consolidar medição novamente (registro de documento e ordem de pagamento já Finalizadas com status “Pagamento Total”, mas o relatório carregado na medição AVD/AVC estava incorreto.
- Carregar relatório correto, gerar a Medição novamente, Clicar nos ícones de Estornar o Registro de Documentos, na janela de Ordem de Pagamento clicar no ícone de Estornar ordem de pagamento e em seguida Excluir Ordem de Pagamento, desta forma a medição irá ser habilitada para consolidação e o Registro de Documentos irá ser desvinculado, sendo excluído também, carregar relatório correto, gerar a Medição novamente. E validar o processo completo.
Importante: Não deve “Reiniciar processo” em Registro de Documentos, apenas estornar. - Consolidar Medição, Consolidar Ordem de Pagamento, Reiniciar Processo de Pagamento DOP no Registro de Documentos, gerar distribuição, vincular os dados novamente, validar e liberar para pagamento.
Erro: Vinculação Parcial, sobrando 0,15.
- Não é preciso criar nota de crédito, para estes casos deve ser selecionado o ícone de Distribuição de Pagamento e no momento de realizar a vinculação inserir o valor TOTAL da NOTA, incluindo estes centavos que estavam pendentes.
- Para o contrato CUST – não pode ser realizado a exclusão ou estorno de nenhum Registro de Documento. Caso algum registro de documento ou ordem de pagamento apresente o status DESPREZADO, o banco de dados deverá ser limpo, para que o processo volte à Medição com status APURADO (este processo só pode ser feito por banco).
Observação: “Gerar distribuição de pagamento” faz um processo de atualização, buscando os últimos dados atualizados em contrato/Medição/Interface e atualiza o Registro de Documentos.
Fluxo de Aprovação 
Gestão E.Elétrica > Pagamento > Transação > BPM – Pagamento
Erro: [Há erro no documento: BKPFF $ EP1CLNT500] [TpConta K CódRzE S CtaReconciliação xxxxxxxxxx: nenhuma cta.Razão definida] [C.Custo não Permitido para Conta]
- Verificar se a interface ACCOUNTPAYABLE.SP_GL_IND está preenchida corretamente.
- Funcionlidade: Pagamento > Transação > Ordem de Pagamento
Erro: Status 20 – Consulta ao Sefaz ainda não realizada. Tente mais tarde
- Verificar se a situação da NF está OK
- Funcionalidade: NF-e > Recebimento > Transação > Gestão > buscar pela chave de acesso.
- Caso o status esteja com erro, clicar no ícone para reprocessar mensagem da funcionalidade abaixo:
- Funcionalidade: NF-e > Recebimento > Transação > Painel > reprocessar mensagem
- Retornar ao menu do Fluxo de Aprovação e reprocessar.
- Se o erro persistir, entrar em contato com suporte análise do erro apresentado.
Erro: [Há erro no documento: BKPFF $ EP1CLNT500] [Saldo em moeda da transação] [C.Custo não Permitido para Conta] [C.Custo não Permitido para Conta] [C.Custo não Permitido para Conta] [Conta Operacional xxxxxxxxxx possui conta regulatória obrigatória] [Conta Operacional xxxxxxxxxx possui conta regulatória obrigatória]”
- Verificar se a interface Centro de Custo “ACCOUNTGL.COSTCENTER” está correta e com 10 dígitos.
- Funcionalidade: Pagamento > Configuração > Contrato – Interface ERP
Erro: [Há erro no documento: BKPFF $ EP1CLNT500] [Fornec.1000003003 não tem coordenadas banárias c/código Band] [C.Custo não Permitido para Conta] [Conta Operacional 6150404019 possui conta regulatória obrigatória]
- Verificar a informação cadastrada na coluna “CTT-banco”, solicitar ao usuário que faça a validação dessa informação ou faça o ajuste se necessário em Contratos > Transação > Contratos > aba Dados Bancários
- OBS: a “Configuração alternativa” correta para este caso é escrita em maiúsculo, e não minúsculo.
- Funcionalidade: Contratos > Transação > Contratos > aba Dados Bancários
Erro: [Há erro no documento: BKPFF $ EP1CLNT500] [Centro de custo xxxxxx em 15.01.2020 não existe] [Centro de custo xxxxxx não existe] [Centro de custo xxxxxx em 15.01.2020 não existe] [Centro de custo xxxxxx em 15.01.2020 não existe] [C.Custo xxxxxx não Per”
- Verificar se a interface Centro de Custo ACCOUNTGL.COSTCENTER está com 10 dígitos. Se necessário, fazer a reprovação no BPM, Estornar a Ordem de Pagamento, corrigir a interface para apresentar 10 dígitos e consolidar novamente a ordem, fazer a liberação do Registro de documentos e acompanhar o processo no BPM.
*Para DESVINCULAR um registro caso apresente lançamentos duplicados
- Clicar no ícone para Reprovar o processo (no Fluxos de aprovação). Ordem de pagamento clicar no ícone para Reciclar e em seguida clicar no ícone de Distribuição na janela de Registro de Documentos, vincular o registro desejado (valor positivo), e estornar o registro incorreto. Verificar se a coluna “Vinculada” está de acordo com o desejado e validar os Registros. O “Saldo DOP” deve ficar ZERADO!
Erro: Erros Retornados: [210 – Valor do pedido excedido!]
- Verificar a UM (Unidade de Medida) da NF no Registro de Documentos, caso esteja como KWh, será necessário reprovar, ajustar para MWh (1000) e liberar novamente para o BPM.
Erro: Não foi possivel gerar a VF. Mensagem: [ ] [ ] [ ]
- Verificar se as interfaces de imposto estão corretas SALES_ITEMS_IN.SD_TAXCODE, as demais interfaces de CFOP, ICMS e IP devem ser geradas mesmo que sejam nulas (vazias)
Solicitar ao usuário que utilize esta mesma VA para gerar a VF e ver qual o erro que dá no SAP.
Necessário ajustar as informações, retornar o registro para Medição, consolidar para gerar uma nova OF e liberar novamente para o BPM.
Erro: Interface Abortada [Error reading entity from input stream.]
- Somente reprocessar.
Erro: Erros retornados [ ] [ ]
- Verificar o tamanho do campo TEXTO, na aba da Ordem de faturamento.
Número de caracteres permitidos 132.
Erro: Erros Retornados: [001 – Não foi criada nenhuma instância da ctg.objeto PurchaseOrder. Referência externa:][011 – Fornecedor 0000000056 não criado para empresa B002][002 – Os dados do cabeçalho do pedido ainda estão incorretos][027 – Fornecedor 56 não foi criado para org.compras VOVE]
- Necessário ampliar o fornecedor/cliente para a respectiva empresa no SAP, e então reprocessar o registro.
Erro: 40 – FB60 [Há erro no documento: BKPFF $ EP1CLNT500] [Centro de custo BAND/35040101 em 15.01.2020 não existe] [Centro de custo BAND/35040101 não existe] [Centro de custo BAND/35040101 em 15.01.2020 não existe] [Centro de custo BAND/35040101 em 15.01.2020 não existe] [C.Custo 35040101 não Per”
- Verificar se a interface Centro de Custo ACCOUNTGL.COSTCENTER está com 10 dígitos.
Se necessário, fazer a reprovação no BPM, Estornar a Ordem de Pagamento, corrigir a interface para apresentar 10 dígitos e consolidar novamente a ordem, fazer a liberação do Registro de documentos e acompanhar o processo no BPM.
Erro: 40 – Pedido de Compra (VE) - Erros Retornados: [SOAP:Server – Server Error]
- Problema no SAP, não temos ação, necessária análise por parte do cliente.
Erros Retornados: [374 – Preencher o campo obrigatório COMP_CODE (parâmetro de importação HEADERDATA)]
Verificar a geração da interface na ordem de pagamento (HEADERDATA.COMP_CODE e HEADERDATA.CALC_TAX_IND)
Erro: Erros Retornados: [Há erro no documento: BKPFF $ EP1CLNT500] [Saldo em moeda da transação] [C.Custo não Permitido para Conta]
- Verificar no Registro de Documentos se a vinculação da Distribuição de Pagamento está correta, se necessário deverá realizar a reprovação no BPM para refazer a vinculação.
Estornar Pagamento 
Gestão E. Elétrica > Pagamento > Transação > Registro de Documentos
Erro: Estornar e refazer Pagamento (Medição – Outras Obrigações.)
- Clicar em Estornar o Registro de Documentos (cancelar lançamento – motivo: 01)
- **Não deve “Reiniciar processo” em Registro de Documentos, apenas estornar.
- Funcionalidade: Pagamento> Transação > Registro de Documentos
- Na janela de Ordem de Pagamento clicar no ícone de Estornar e em seguida Excluir Ordem de Pagamento, desta forma a medição irá ser habilitada para consolidação e o Registro de Documentos será apagado.
- Funcionalidade: Pagamento> Transação > Ordem de Pagamento
- Após retornar o processo à Medição – Outras Obrigações, clicar no ícone para Gerar Medição novamente e consolidar para refazer o processo de lançamento novamente
Erro: Estornar e refazer Pagamento (Medições por Quantidade, Medição RRV, Medição AVD e Medição CCGF)
- Clicar em Estornar o Registro de Documentos (cancelar lançamento – motivo: 01)
- **Não deve “Reiniciar processo” em Registro de Documentos, apenas estornar.
- Funcionalidade: Pagamento> Transação > Registro de Documentos
- Na janela de Ordem de Pagamento clicar no ícone de Estornar e em seguida Excluir Ordem de Pagamento, desta forma a medição irá ser habilitada para consolidação e o Registro de Documentos irá ser desvinculado.
- Funcionalidade: Pagamento> Transação > Ordem de Pagamento
- Após retornar o processo à Medição, clicar no ícone para Gerar Medição novamente e consolidar para refazer o processo de lançamento novamente
- Funcionalidade: Pagamento> Transação > Medição
- Em Registro de Documentos, clicar no ícone de Reiniciar o Processo de pagamento da DOP, e em seguida Gerar a Distribuição para poder realizar a vinculação novamente e habilitar a liberação para o fluxo de aprovação.
Erro: Estornar Ordem de Pagamento para Medição.
- Caso o lançamento da ordem de pagamento ainda não tenha sido realizada, Estornar e Excluir a Ordem de Pagamento, o status da Medição irá voltar para Apurado.
- Funcionalidade: Pagamento> Transação > Ordem de Pagamento
Erro: Relatório incorreto carregado para a organização.
- Entrar em contato com o suporte para que seja feita a exclusão do relatório carregado e possibilite o carregamento do relatório correto.
Desprezar Pagamento 
Gestão E. Elétrica > Pagamento > Transação > Registro de Documentos
Erro: Desprezar lançamento de Pagamento
- Verificar se o Tipo do Documento é NFe.
- Clicar em Estornar o Registro de Documentos (cancelar lançamento – motivo: 01)
- Clicar em Reiniciar Processo e em seguida fazer a exclusão do registro.
- Status será alterado para Desprezado.
- Funcionalidade: Pagamento> Transação > Registro de Documentos
- Caso o Tipo do Documento seja ND, o documento não será desprezado e sim excluído, deve-se somente fazer o estorno.
- Funcionalidade: Pagamento> Transação > Registro de Documentos
Consulta - DOPs liberados para pagamento 
Gestão E.Elétrica > Pagamento > Consulta > DOP – Pagamento
> A consulta apresenta todos os documentos de ordem de pagamento liberados para lançamento no SAP
Pagamento por Disponibilidade (RRV) 
Pré-requisito:
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Contratos > Transação > Contratos
- Clicar no ícone “
“ ou na aba “Manutenção”
- Preencher os campos, levando em consideração os obrigatórios (*) e atentando a:
Tipo de contrato – CCCEAR-D
- Selecionar a contraparte para a qual deseja realizar o pagamento.
- Condição de Pagamento – RRV Preliminar – 20, 30
- Condição de Pagamento s/ garantia – RRV2 Final – 10
- Clicar no ícone “
” para adicionar informações.
- Na aba “Produtos”
- Clicar no ícone “
“ ou na aba “Manutenção”
- Criar as operações que devem constar neste tipo de processo:
- VAR e FIX
- Clicar no ícone “
” para adicionar informações.
- Clicar no ícone “
- Na aba “Participantes”
- Clicar no ícone “
“ ou na aba “Manutenção”
- Inserir todos os usuários cadastrados na contraparte
- Clicar no ícone “
” para adicionar informações.
- Clicar no ícone “
- Carregar o Relatório Preliminar e Relatório Fixo
- Acessar: Gestão E.Elétrica > CCEE > RV – Disponibilidade > Transação > Upload – RRV.ZIP
- Clicar no ícone “
“ ou na aba “Manutenção”
- Carregar cada relatório Preliminar e Final respectivamente, clicando no ícone ”
” para fazer o upload do arquivo
- Clicar no ícone “
” para adicionar.
- O relatório preliminar é disponibilizado próximo ao dia 20 de cada mês, e o relatório final no final do mês.
- Ao finalizar o contrato, Acessar: Gestão E.Elétrica > Pagamento > Transação > Medição > Medição – RRV – Disponibilidade
- Realizar a Medição do período clicando no ícone em destaque:
- Selecionar o período que deseja realizar a Medição e executar.
- Consolidar a medição para a medição do período realizado clicando sobre o ícone em destaque. Repetir o processo para a medição dos dois períodos.
- Ordem Pagamento
- Registro de Documento
Pagamento de Cota e Garantia Física (CCGF) 
Pré-requisito:
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Contratos > Transação > Contratos
- Clicar no ícone “
“ ou na aba “Manutenção”
- Preencher os campos, levando em consideração os obrigatórios (*) e atentando a:
Tipo de contrato – CCCGF
- Selecionar a contraparte para a qual deseja realizar o pagamento.
- Condição de Pagamento – CCGF
- Condição de Pagamento s/ garantia – CCGF
- Clicar no ícone “
” para adicionar informações.
- Na aba “Produtos”
- Clicar no ícone “
“ ou na aba “Manutenção”
- Operação: CCGF
- Clicar no ícone “
” para adicionar informações.
- Clicar no ícone “
- Carregar relatórios referentes a medição CCGF: Gestão E.Elétrica > CCEE > DRI > Transação > Upload DRI
- Clicar no ícone “
“ ou na aba “Manutenção”
- Preencher os dados necessários, fazer o upload do arquivo referentes à medição CCGF e inserir novos registros
Relatórios:
ARCGF002.2 – Ap. Regime de Cotas Q2
ARCGF002.3 – Ap. Regime de Cotas Q3
ARCGF002.5 – Ap. Regime de Cotas Q5 - Preencher os dados necessários, e clicar no ícone ”
” para fazer o upload do arquivo
- Clicar no ícone “
” para adicionar informações
- Repetiros passos 10 e 11 para os demais relatórios
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Pagamento > Transação > Medição > Medição CCGF – Cota/Garantia Física
- Realizar a Medição do Período clicando no ícone a direita
- Consolidar a medição clicando sobre o ícone “
” para gerar a Ordem de Pagamento
- Erros:
- E1: Report não carregado.
- E2: Parcela não vinculada a contrato.
- E3: Quantidade em MWh não carregada na sazonalização da operação CCGF do período e contrato.
- E4: Preço em MWh não calculado para a operação CCGF do período e contrato.
- Ordem Pagamento
- Registro de Documento
Ordem Pagamento 
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Pagamento > Transação > Ordem de Pagamento
- Validar Ordem para habilitar o pagamento:
– Validar para habilitar o pagamento
– Verificar a distribuição do pagamento
– Permite a alteração dos dados da OP
- Erros:
- E1: Erro: Período não está aberto. Cadastro inexistente
- E2: Erro: Preço não foi atualizado. Verificar a funcionalidade de Reajuste de Preço
- E3: Erro: A condição de pagamento não foi indicada.
- E4: Erro: As informações utilizadas para atualização do pagamento no ERP, não foram realizadas. Verificar a interface de contrato
- E5: Erro: Repactuação pendente de aprovação ou reprovação
Registro de Documento 
Pré-requisitos:
Processo:
- Acessar o registro de documentos para liberar o pagamento das Notas de Débitos geradas:
Gestão E.Elétrica > Pagamento > Transação > Registro de Documentos - Validar os dados para que o pagamento seja realizado
– Validar para habilitar o pagamento
– Manutenção das parcelas para o pagamento
– Permite mover a DOP para outro período de competência
– Permite incluir um valor para recalcular um preço unitário
– Verificar a distribuição do pagamento
– Liberar para o pagamento
– Estornar o pagamento
– Permite reiniciar o processo de pagamento. As vinculações são excluídas, as validações são refeitas.
- Erros:
- E1: Período não está aberto. Cadastro inexistente
- E2: Não existe nenhum contrato de compra para este CNPJ
- A3: CFOP não determinado para compra de energia.
- E4: Vencimento das parcelas não informado no documento.
- E5: Vinculação do documento com a OP não é total.
- E6: Ordem de Pagamento não está consolidada.
- E7: Condição de pagamento diverge da data de vencimento.
- E8: Código da contraparte no ERP não configurado. Verificar interface ERP
KPI Pagamento 
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Pagamento > Configuração > KPI – Período
- Clicar no ícone para criar o KPI mostrado na imagem abaixo:
- Em seguida Validar os KPI no ícone “
“
- Uma vez consolidados, acessar: Gestão E.Elétrica > Pagamento > Consulta > KPI
- Clicar no ícone “
“Recuperar contratos para provisionamento”
- Atualizar consulta no ícone “
“
- Status:
- Carregado – após a recuperação de contratos para provisionamento
- Consolidado – já verificado e pós atualização de consulta
- Farol:
- Verde: Meta atingida
- Vermelho: Abaixo da Meta
- Status:
Configuração de Pagamento para exceção ERP 
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Pagamento > Configuração > Contrato – Fornecedor ERP – Exceção
- Clicar no ícone “
“
- Preencher as informações necessárias:
- Incluir no ícone “
“
Pagamento Repasse de Rede Básica (AVD) 
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > ONS > AMSE > Transação > Upload AMSE
- Verificar se o arquivo AVD está carregado e com status finalizado:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > ONS > AMSE > Consulta > AVD – Aviso de Débito
- Verificar se as informações foram carregadas:
- Realizar filtro por Ano, Mês e Agente:
- Executar pesquisa “
“
- Analisar as informações constante na tela.
- Realizar filtro por Ano, Mês e Agente:
- Após conferência acima, Acessar: Gestão E.Elétrica > Contratos > Transação > Contratos
- Se desejar, selecionar a Organização de contrato, ou apenas confirmar “
”
Selecionar a opção que apresente o Tipo de Contrato “CCUST”
- Será possível verificar as seguintes informações:
- Contraparte: ONS (Operador Nacional do sistema elétrico)
- Condição de Pagamento: AVD – AVD 15, 25, 05 (para o pagamento com três parcelas)
- Condição de Pagamento sem garantia*: AVD2 – AVD – 25 (para o pagamento com uma parcela)
- Tipo de reajuste: sem reajuste
- Na aba “Produtos” verificar:
- Operação: TRA – Transmissão de Energia Elétrica
- Produto: TRA – Transmissão de EE
- Na aba “Participante” verificar se o número corresponde é o mesmo número de usuários do AVD.
- Se necessário criar uma nova contraparte e inserir o participante, basta selecionar o ícone “
” de Manutenção.
- Será possível verificar as seguintes informações:
- Finalizado o contrato processo de verificação do contrato.
- Acessar para realizar o agrupamento: Gestão E.Elétrica > Pagamento > Mestre > Medição AVD – Transmissora
- Processo utilizado quando há necessidade de associar dois ou mais códigos ONS à um mesmo CNPJ.
- Preencher: Código – ONS; CNPJ – da organização; Número ND – raiz do CNPJ
- Clicar no ícone “
” para adicionar informações.
- Realizar a medição AVD:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Pagamento > Configuração > Medição – AVD
- Realizar a Medição do Período AVD no ícone à direita “
“
- Consolidar o cálculo clicando sobre o ícone a esquerda “
“
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Pagamento > Configuração > Medição – AVD
- Ordem Pagamento
- Registro de Documento
Medição Outras Obrigações 
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Pagamento > Transação > Medição > Medição – Outras Obrigações
- Selecionar o “Ano” e “Mês” de competência
- Gerar a medição clicando sobre o ícone “
”
- Selecionar “
” o contrato desejado
- Preencher os campos em destaque abaixo e carregar o arquivo utilizado de base para o preenchimento:
- Atualizar o registro clicando sobre o ícone “
“
- Gerar a medição novamente “
”
- Consolidar a Medição “
“
- Acessar Ordem de Pagamento:
- Verificar se a Ordem foi gerada e já consta como Consolidada:
- Acessar Registro de Documentos:
- Validar e liberar para pagamento:
Observação: Para retornar o processo para janela de Medição, acesse Ordem de Pagamento, e clique no ícone ““(estornar), em seguida no ícone “
“(Remover Registro). O produto do contrato referente ao mês de competência irá ser deletado, assim como o registro de documento e ordem de pagamento.
Na janela de Medição – Outras Obrigações gere a medição do período “” para que a medição volte a apresentar o status de apurado e permita alteração.
Medição por Quantidade 
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Pagamento > Transação > Medição > Medição por Quantidade
- Selecionar “Organização de Contrato“, “Ano“, “Mês” e escolher “Adiantamento”
- Confirmar ““
”
- Atualizar no ícone grifado na imagem abaixo para obter as medições atualizadas:
– Inserção manual da Quantidade de consumo (MWh)
– Consolidar o cálculo da medição
– Estornar o registro. Quando selecionado, o contrato não será pago no respectivo mês.
– Habilita o contrato novamente para ser pago (esse ícone só irá aparecer nos casos estornados, é necessário atualizar a janela no ícone “
” após estornar).
- Possíveis Erros:
- E1 – Percentual de participação do contrato não cadastrado: deve haver algo informado em “Participantes” na aba “Produtos” do Contrato.
- E2 – Percentual de perdas do contrato não cadastrado: deve ser informado algum valor para perda na aba “Produtos” da janela Contratos.
- E3 – Sazonalização não calculada no contrato para o ano: caso o contrato tenha sazonalização, o campo deverá estar preenchido com sim, e o processo realizado. Sazonalização
- E4 – Contrato de PROINFA não vinculado ao contrato para o período.
- E5 – Rotina de cálculo de MCSD não calculada para o período.
- E6 – Quantidade consumida não informada:
- Ordem Pagamento
- Registro de Documento