Cancelamento de contratos de Serviços 
Para reemitir é necessário fazer a reprovação dos respectivos registros no BPM – Faturamento, inserindo um motivo desta reprovação conforme imagem abaixo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Faturamento > Transação > BPM – Faturamento
Medição por Quantidade 
Gestão E.Elétrica > Faturamento > Transação > Medição > Quantidade – Padrão
- Coluna E1 – Percentual de participação do contrato não cadastrado.
- Verificar se Percentual de Participação do contrato está preenchido.
Funcionalidade: Contratos > Transação > Contratos > aba: PRODUTOS – Participação.
- Verificar se Percentual de Participação do contrato está preenchido.
- Coluna E2 – Percentual de perdas do contrato não cadastrado.
- Verificar se o campo de Perda está preenchido no contrato.
Funcionalidade: Contratos > Transação > Contratos > aba: PRODUTOS – Perdas.
- Verificar se o campo de Perda está preenchido no contrato.
- Coluna E3 – Sazonalização não calculada no contrato para o ano.
- Caso o contrato tenha sazonalização, o campo deverá estar preenchido com sim, e o processo de sazonalização consolidado.
Funcionalidade: Sazonalização > Transação > Sazonalização. - Caso a sazonalização não apareça na janela, clicar no ícone de “Sazonalizar Contratos”.
- Caso o contrato tenha sazonalização, o campo deverá estar preenchido com sim, e o processo de sazonalização consolidado.
- Coluna E4 – Contrato de PROINFA não vinculado ao contrato para o período.
- Caso a coluna esteja preenchida com “sim”, verificar se o processo de PROINFA está consolidada.
Funcionalidade: CCEE > Medição > Transação > PROINFA.
- Caso a coluna esteja preenchida com “sim”, verificar se o processo de PROINFA está consolidada.
- Coluna E5 – Rotina de cálculo de MCSD não calculada para o período.
- Verificar se a Rotina de cálculo de MCSD foi calculada para o período caso a coluna esteja preenchida com sim.
Funcionalidade: CCEE > Medição > Transação > MCSD.
- Verificar se a Rotina de cálculo de MCSD foi calculada para o período caso a coluna esteja preenchida com sim.
- Coluna E6 – Quantidade consumida não informada.
- Operação QTD: Verificar se há operação criada dentro do contrato e se a Quantidade de energia foi preenchida.
Funcionalidade: Contratos > Transação > Contratos > aba: PRODUTOS. - Operação PM: Verificar se a leitura do ponto de medição foi realizada (coluna “Consumo” preenchida) e consolidada.
Funcionalidade: CCEE > Medição > Transação > Ponto de Medição – Consumo. - Se não tiver sido realizada verificar o status
Funcionalidade: CCEE > WS > Transação > Painel > inserir o filtro desejado - Fazer agrupamento por situação e exibição “Serviço” fazer a “Contagem”, verificar as com situação “Pendente”, selecionar arquivos em massa e clicar no ícone de “Reprocessar”. Acompanhar para verificar o andamento das leituras CCEE.
- Operação QTD: Verificar se há operação criada dentro do contrato e se a Quantidade de energia foi preenchida.
Status:
- Erro: E1, E2, E3, E4, E5 e E6.
- Distribuição divergente: verificar se a configuração para o contrato foi realizada na funcionalidade: Faturamento > Configuração > Contrato – Faturamento
- Caso o contrato não seja apresentado, clicar no ícone “Configuração de Faturamento/Pagamento” para gerar as informações. Uma vez gerada a configuração para o contrato, estornar e gerar a medição novamente para então consolidar.
- Entrega zerada: zera a medição e estorna o registro para manutenção.
- Repactuação Pendente: Não é para gerar este tipo de erro, medição Quantidade não gera repactuação.
- Acessar: Repactuação > Transação > Repactuação
- Cancelar a repactuação do respectivo contrato.
- Repactuação Finalizada: Repactuação > Transação > Repactuação.
- Suspenso: Suspender a medição e desabilitar a consolidação.
Faturamento > Medição RRV 
Gestão E.Elétrica > Faturamento > Transação > Medição > Disponibilidade – RRV
- PRE status: Erro – Relatórios preliminares não carregados, ou não finalizados
Funcionalidade: CCEE > RV – Receita de Vendas > transação > Upload RRV > status finalizado.- Verificar se as operações estão criadas, para que sejam listadas na janela do relatório
- FIN status: Erro – Relatórios Finais não carregados, ou não finalizados
Funcionalidade: CCEE > RV – Receita de Vendas > transação > Upload RRV > status finalizado. - Erro: Coluna “FIN – Recontabilização” (Volume Financeiro oriundo de Recontabilização considerado na receita de venda).
- Não considerar a recontabilização contida no RV16.
- Erro: vinculação de lançamento incorreta – Era pra ter sido lançado como Ressarcimento e foi lançado como Ajuste.
- Necessário apagar os dados das tabelas de “Medição”, “Report”
e a tabela “Manual” que também é preenchida ao consolidar.
- Necessário apagar os dados das tabelas de “Medição”, “Report”
- Erro: Atualização monetária não contemplada no valor da ordem de faturamento
- Não deve ocorrer, o sistema sempre somará em uma única ordem de faturamento o ajuste + a atualização monetária. Caso a soma, seja menor que 0, o sistema não gerará a ordem de faturamento.
- Erro: Lançamento feito incorreto (necessário refazer)
- Após exclusão da OF, a medição não habilita para que seja consolidada novamente, necessário apagar as informações presentes destes registros pares que sejam gerados novamente (necessário apagar tabelas
“Medição”, “Report” e a tabela “Manual” que foram preenchidas no momento de consolidação).
- Após exclusão da OF, a medição não habilita para que seja consolidada novamente, necessário apagar as informações presentes destes registros pares que sejam gerados novamente (necessário apagar tabelas
Ordem de Faturamento 
Gestão E.Elétrica > Faturamento > Transação > Ordem de Faturamento
**Alterações realizadas – Validar novamente para atualizar informações de lançamento.
- Coluna E1 – Período não está aberto. Cadastro inexistente.
- Verificar se o período consta como aberto. Filtrar pelo ano, selecionar respectivo mês e habilitar o status dos processos.
- Funcionalidade: Base > Mestre > Período.
- Validar novamente a Ordem de Faturamento
- Coluna E2 – Código da contraparte no ERP.
- Verificar se o código da contraparte ERP está preenchido corretamente dentro da funcionalidade da Contraparte ou se está inserido como Exceção ERP..
Funcionalidade: Contraparte > Transação > Mestre Contraparte > aba Código ERP ou Faturamento > Configuração > Contrato – Cliente Exceção ERP. - Uma vez cadastrado, validar Ordem de Faturamento novamente.
- Verificar se o código da contraparte ERP está preenchido corretamente dentro da funcionalidade da Contraparte ou se está inserido como Exceção ERP..
- Coluna E3 – Preço não foi atualizado. Verificar os valores financeiros foram atualizados e carregados na janela de Reajuste.
- Verificar se os valores da janela Reajuste estão evidenciados sem erros e se está consolidado.
Funcionalidade: Preço > Transação > Reajuste. - Validar novamente a Ordem de Faturamento
- Os casos de contratos VVRJGC: O erro é referente os registros que não estão consolidados.
- Necessário fazer a consolidação nas funcionalidades abaixo e validar a Ordem de Faturamento novamente:
Desconto Garantido – Transação – Quantidade
Desconto Garantido – Transação – Cálculo
- Necessário fazer a consolidação nas funcionalidades abaixo e validar a Ordem de Faturamento novamente:
- Verificar se os valores da janela Reajuste estão evidenciados sem erros e se está consolidado.
- Coluna E3 – Preço não foi atualizado (erro 3 – preço já consolidado).
- Verificar se coluna “Total” do relatório AVD ONS>AMSE>Consulta>AVD – Aviso de Débito para os casos em específico estão preenchidos. Se estiverem preenchidos Excluir a Ordem de Faturamento para habilitar a medição novamente Faturamento>Transação>Medição>R, gerar a medição novamente e consolidar.
- Valor total (final ou preliminar 0, da erro de preço – mas não tem relação com reajuste) carregar relatório.
- Coluna E4 – A condição de pagamento não foi indicada.
- Verificar se a coluna “Cond.Pagto ERP” está preenchida .
- Verificar : Preço > Mestre > Condição de Pagamento ERP. Caso o pagamento desejado seja referente a meses passados, deverá estar configurado na coluna Mês do primeiro vencimento: mês corrente; mês subsequente; mês subsequente +1; mês subsequente +2… isso dependerá de quantos meses atrás o pagamento é referente.
Exemplo: pagar mês 7, mas já está no mês 9. Tem que estar configurado mês subsequente +2. - Verificar Pagamento > Mestre > Estabelecimento – Interface ERP, verificar preenchimento dos campos. Preenchimento deve ter carregamento automático após preenchimento do passo anterior (Preço).
- Validar novamente a Ordem de Faturamento
- Coluna E5 – Interface ERP: As informações utilizadas para atualização do faturamento no ERP não foram realizadas.
- Selecionar a OF e verificar a aba Interface está preenchida. Caso não esteja acessar
Funcionalidade: Faturamento > Configuração > Contrato – Interface ERP > Preencher. - Solicitar as informações para o cliente (parâmetros SAP).
- Validar novamente a Ordem de Faturamento
- Verificar se a Coluna NULO da interface Contrato está preenchida. Ela deve apresentar “Sim” ou “Não”, caso esteja em branco, irá dar erro de interface.
- Selecionar a OF e verificar a aba Interface está preenchida. Caso não esteja acessar
- Coluna E6 – Repactuação pendente.
Funcionalidade: Repactuação > Transação > Repactuação.- Validar novamente a Ordem de Faturamento
Erro: Voltar Ordem de Faturamento para janela de Medição.
- Clicar sobre o ícone para excluir a ordem de faturamento.
Erro: Status Estornado (deseja voltar para Medição).
- Selecionar os itens desejados
- Clicar no ícone Excluir Ordem de Faturamento que o processo irá voltar como Apurado na janela de Medição.
Esse processo não funciona se a OF já tiver sido faturada, nesse caso deverá ser criada uma nova OF manual.
Erro: Excluir ordem de Faturamento, Execução não permitida ou situação inválida.
Ordem já faturada, ou ordens do mesmo contrato já faturada (como mostrado na aba BPM Histórico) não permitindo exclusão, impossibilitando que volte steps no processo.
- Criar nova Ordem de Faturamento.
Erro: Erro no Processamento da Operação (Ao tentar criar Ordem de Faturamento, selecionar o Contrato Original ou Contrato).
- Erro no banco de dados, correção de “,” e reprocessamento para atualizar e eliminar o erro.
Erro: Não há produto ativo para este contrato no mês e ano especificado.
- Este tipo de Medição algoritmo não está inserida no banco de dados para este processo, e portanto, para este algoritmo não é possível criar Ordem de faturamento manual.
Ordem de faturamento manual para ECOU – só é aceito caso seja medição algoritmo PM ou QTD.
Erro: Aprovado Status 10 – VA01/VF01 mas não muda status da Ordem de Faturamento para FATURADO
- Verificar se o status da NFe esta ok e autorizada
Funcionalidade: NFe > Emissão > Transação > Nota Fiscal: NFe. - Reprocessar no Fluxo de aprovação
Erro: Coluna “FIN – Recontabilização” (Volume Financeiro oriundo de Recontabilização considerado na receita de venda, mas não deveria).
- Não considerar a recontabilização contida no RV16.
Erro: Ordem de Faturamento com interfaces incorretas.
- Verificar se há preenchimento e se estão corretas as interfaces em Faturamento > Configuração > Contrato – Interface ERP
Caso os campos estejam sem preenchimento e ainda sim a OF apresentar os dados de interfaces, verificar Faturamento > Configuração > Contrato – Faturamento, solicitar que o usuário verifique se os campos de Classe e Finalidade estão corretos, se necessário realizar o ajuste.
Erro: Verifique as configurações de relacionamentos (ao clicar no ícone de Validar).
- Verificar se a Condição de Pagamento é “DT-VC-DC”, se Sim, a coluna Data Base deve estar preenchida, se estiver em branco, solicitar que o usuário inclua a Data de Vencimento na aba “Características” no contrato.
Caso a condição de pagamento não seja “DT-VC-DC”, verificar se os detalhes da condição de pagamento está configurado corretamente.
Erro: Nota emitida sem a Razão Social da Contraparte.
- Verificar se o campo “NOME” da ordem de faturamento está vazio.
Ocorre porque a contraparte estava sem Razão Social no momento que houve o lançamento do faturamento. Para que este campo seja preenchido a contraparte deve ser revisada e a ordem de faturamento retornada para a Medição. Somente com a consolidação da Medição que o campo será preenchido.
Erro: Ordem de faturamento foi Estornada mas não gerou uma nova ordem para novo lançamento.
- Verificar se o campo FONTE está preenchido e se está como Auomtático. Só gera nova ordem caso esteja como automático.
Erro: Ordem de Faturamento sem retorno das informações do NFe (ícone DANFE desabilitado, sem valor total apresentado na OF, mas com VA e VF, e status faturado).
- Reprocessar na funcionalidade NF-e>Emissão>Consulta>Monit-NFe (Ícone “rp.gl”)
Erro: Registro em Duplicidade (ao tentar criar Ordem de faturamento manual, clicando sobre o ícone Criar Ordem de Faturamento Complementar).
- Só é permitido a Criação de UMA ordem de faturamento manual, pois ela terá sua PARCELA numerada como 3. Para solucionar o erro terá que mudar número da Parcela no Banco de Dados (update no número da parcela para diferente de 3, assim possibilitando uma nova criação de ordem manual com parcela designada 3).
Erro: Coluna Classe e Finalidade sem preenchimento.
- Verificar se as informações foram inseridas na funcionalidade Faturamento > Configuração > Contrato – Faturamento
Erro: Condição de Pagamento não está correta, ou passou do prazo.
- Clicar no ícone “Alterar” (Ordem de Faturamento – Manutenção) e inserir a nova condição de pagamento, a condição será alterada e a contraparte e cliente serão mantidos.
Erro: Ordem de Faturamento com status “Vazio”.
- A questão do status ocorreu por um efeito colateral de alteração da procedure de validação, necessário correção pelo banco.
Medição Repasse Rede Básica 
Gestão E.Elétrica > Faturamento > Transação > Medição > Repasse Rede Básica
Coluna E1: Característica do Contrato [RRB-%AVD] deve ser vinculado ao contrato com a o % do AVD
- Funcionalidade: Contratos > transação > aba Características
Coluna E2: Característica do Contrato [RRB-ALG] deve ser vinculado ao contrato com a o conteudo [1] (QTD CONTRATO) / [2] (VALOR FIXO-%)
- Funcionalidade: Contratos > transação > aba Características
Coluna E3: Característica do Contrato [RRB-%CTT] deve ser vinculado ao contrato com a o % de participação do contrato quando [RRB-ALG = 2]
- Funcionalidade: Contratos > transação > aba Características
Coluna E4: Sazonalização não calculada no contrato para o ano.
- Funcionalidade: Sazonalização > Transação > sazonalização
Erro: Valor Coluna “Apurado” está incorreto.
- Verificar se a informação de Participação do Contrato (CTT(%) Part.) na última coluna da Medição está correta.
- Caso seja necessário alterar o valor de Participação acessar:
- Funcionalidade: Contrato > Transação > selecionar o contrato > aba Características > fazer a alteração > Gerar Medição novamente.
Gerar Ordens de Faturamento em Massa 
Processo:
- Acessar: Faturamento > Transação > Ordem de Faturamento
- Selecionar o ícone
na barra de tarefas.
- Preencher os dados obrigatórios identificados com “*”
- Prefixo – Obrigatório preenchimento e dado informativo para auxiliar na identificação e separação das parcelas.Prefixo pode ser “DIA2” por exemplo, assim facilita identificação de quantos notas foram geradas no dia 2, no dia seguinte ao executar o mesmo processo, o Prefixo pode ser inserido como “DIA3”Exemplo Prefixo DIA2
Exemplo Prefixo “DIA3”
- Parcela – Número de parcelas que serão geradas.
- Prefixo – Obrigatório preenchimento e dado informativo para auxiliar na identificação e separação das parcelas.Prefixo pode ser “DIA2” por exemplo, assim facilita identificação de quantos notas foram geradas no dia 2, no dia seguinte ao executar o mesmo processo, o Prefixo pode ser inserido como “DIA3”Exemplo Prefixo DIA2
- Selecionar o ícone “Executar”
para que o processo seja realizado e as ordens geradas
- Possível conferência das parcelas pela coluna “Parcela”
- Selecionar em massa as ordens de faturamento para que sejam liberadas para o Faturamento e gere as notas fiscais.
- Clicar no ícone “Liberar para BPM”
na barra de tarefas
Permitir que um CNPJ possa ter mais de uma fatura por contrato 
Pré-requisito:
- Contrato criado.
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Medição > Mestre > Configuração Faturamento
- Selecionar o Registro e acessar a aba Configuração de Faturamento, conforme imagem abaixo:
- Distinguir alterando o número da Parcela para 2, 3 e assim consecutivamente de acordo com o número de lançamentos destinados a este CNPJ.
- Obs: Essa configuração para mais de um faturamento para o mesmo CNPJ deve ser feito quando houver o Ponto de Medição cadastrado.
- Acessar a Medição Quantidade – Padrão e consolidar o registro.
- Após a consolidação é possível conferir a alteração clicando sobre o ícone de Distribuição de Faturamento
- A Ordem de Faturamento será gerada conforme Distribuição de Faturamento, como mostrado na figura abaixo:
Obs: Caso haja alguma Ordem de Faturamento já com status Faturado, não será possível voltar o processo para a Medição para que seja consolidado e aplicado a configuração desejada. Neste caso será necessário selecionar o ícone de Manutenção da Ordem de faturamento e em seguida inserir o CNPJ desejado e alterar o número da parcela, para que não gere erro de Registro em Duplicidade.
Exemplo:
Desprezar Ordem de Faturamento 
Processo:
- Acessar: Gestão de E.Elétrica > Faturamento > Gerencial > Desprezar OF
- Será aberta a tela para seleção da Ordem de Faturamento a ser desprezada
- Apenas as Ordens de Faturamento com status Carregado, Validado e Erro serão apresentadas na funcionalidade.
- Caso a Ordem não tenha código, ao selecioná-la, o sistema irá preencher com o contrato, ano e mês referente da Ordem.
Exemplo:
- Caso já tenha sido gerado o código, a funcionalidade identifica o código para preenchimento.
Exemplo:
- Selecione a OF (Ordem Faturamento) que deseja desprezar
- Preencher o campo “motivo” e anexar o arquivo para validar a ação.
- Verificar o desprezo acessando a funcionalidade Faturamento > Transação > Ordem de Faturamento.
- Filtrar pelo código (caso tenha) ou pelo contrato referente à Ordem, para validar o status alterado para “Desprezado”.
Configuração de Faturamento 
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Faturamento > Configuração > Contrato – Faturamento
- Na configuração de faturamento é possível criar uma nova configuração ao clicar sobre o ícone grifado na imagem abaixo:
- Preencher as informações, conforme competência de faturamento desejada:
Para edição de uma configuração já existente, Selecionar “
” o contrato desejado:
- Após seleção, uma janela irá abrir. Nela é possível editar as datas de emissão e faturamento, se será faturado em dias úteis e se haverá adiantamento ou não.
Exemplo:
- Na aba “Configuração Faturamento” estará a contraparte que será faturada e a prioridade para o faturamento.
Caso houver mais de uma contraparte a ser faturada, dentro do mesmo contrato/medição, elas deverão ser informadas nesta configuração, sendo necessário informar: Prioridade, contraparte que será faturada e o Fator que este CNPJ corresponderá do total faturado:
Exemplo 1: Cada contraparte será faturada em 50% da energia consumida.
Exemplo 2: Contraparte será faturada por 100% da energia consumida:
Exemplo 3: Faturamento por Ponto de Medição, deste modo cada Ponto pode ser destinado a uma contraparte específica:
Configuração de Faturamento para exceção ERP 
Caso houver novas contrapartes a serem faturadas (Transmissoras) ou haja exceção para o faturamento, os passos abaixo devem ser realizados:
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Faturamento > Mestre > Contrato-Cliente ERP-Exceção
- Clicar no ícone “
“ ou na aba “Manutenção”
- Preencher os dados, levando em consideração os obrigatórios (*):
- inserir “
” nova contraparte para que seja faturada
Configuração de Faturamento 
Pré-requisito:
- Contrato criado.
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Medição > Mestre > Configuração Faturamento
- Selecionar a Organização de contrato, e confirmar “
”
- Atualizar no ícone grifado na imagem abaixo para obter informações atualizadas.
- Selecionar “
” o contrato desejado
- Deverá ser informado se o faturamento será com ou sem adiantamento, assim como o dia do vencimento e se será dias corridos ou úteis.
Exemplo:
- Na aba “Configuração Faturamento” deverão ser inseridas as contrapartes que serão faturadas dentro desta medição:
- Escolher 1 das 3 opções de Prioridade
- Contraparte que será faturada
- Fator que este CNPJ corresponderá do total faturado.
- Após finalizar a configuração de Faturamento e incluído as contrapartes a serem faturadas, partímos para a Medição por Quantidade:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Medição > Transação > Quantidade – Padrão
- Selecionar “Organização de Contrato“, “Ano“, “Mês” e escolher “Adiantamento”
- Confirmar ““
”
- A janela de Medição serve para verificar se há algum erro no processo e analisar dados como: tipo de contrato, adiantamento, operação e quantidade de energia. Erros:
- E1 – Deve haver algo informado em Participantes na aba Produtos do Contrato.
- E2 – Deve ser informado algum valor para perda na aba Produtos da janela Contratos.
E3 – caso o contrato tenha sazonalização, o campo deverá estar preenchido com sim, e o processo realizado. Sazonalização
- E4 – Somente para contratos tipo Ponto de Medição (deve haver o cadastro do PROINFA).
- E5 – Somente para contrato tipo CCEAR-Q (deve haver o cadastro do MCSD).
E6 – Consumo não informado ou PM sem valor na configuração de faturamento
- Consolidar a medição no ícone “
”
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Medição > Transação > Quantidade – Padrão
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Faturamento > Transação > Ordem de Faturamento
- Selecionar “Organização de Contrato“, “Ano” e “mês”
- Validar a Ordem para que seja gerada a nota de débito e enviado ao BPM
- Erros:
- E1: Período não está aberto. Cadastro inexistente
- E2: Código da contraparte no ERP. Criar cadastro do código ERP da contraparte em: Faturamento -> Mestre -> ERP – Configuração
- E4: A condição de pagamento não foi indicada.
- E5: As informações utilizadas para atualização do faturamento no ERP, não foram realizadas. Criar/verificar dados da janela de interface contrato.Faturamento-Mestre-Interface-Contrato
- E3: Preço não foi atualizado. Verificar a funcionalidade de Reajuste de Preço. Rodar o reajuste clicando sobre o ícone “
”.
Medição por Quantidade 
Pré – requisitos:
- Carregamento das informações:
- Perda
- Sazonalização
- PROINFA
- MCSD
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Faturamento > Transação > Medição > Quantidade – Padrão
- Selecionar “Organização de Contrato“, “Ano“, “Mês” e escolher “Adiantamento”
- Confirmar ““
”
- Atualizar no ícone grifado na imagem abaixo para realizar a medição do período:
- A Medição passa pelos seguintes status:
- 0: Em análise
- 1: Apurado
- 2: Erro
- 3: Repactuação Pendente
- 4: Repactuação Finalizada
- 5: Consolidado
- 6: Distribuição Faturamento
- 7: Distribuição divergente
- 8: Entrega zerada
- A medição por Quantidade pode ser identificada pela coluna QTD e Operação, como mostrado abaixo:
– Alterar a quantidade de consumo
– Consolidar cálculo e liberar para Faturamento
– Zerar entrega, estorna o registro para realização de manutenção
- Após a medição, consolidar o cálculo para liberar o faturamento.
- A Medição pode apresentar alguns erros, como mostrado abaixo:
- E1 – Percentual de participação do contrato não cadastrado
Deve haver algo informado em Participantes na aba Produtos do Contrato. - E2 – Percentual de perdas do contrato não cadastrado
Deve ser informado algum valor para perda na aba Produtos da janela Contratos. - E3 – Sazonalização não calculada no contrato para o ano
Caso o contrato tenha sazonalização, o campo deverá estar preenchido com sim, e o processo realizado. Sazonalização - E4 – Contrato de PROINFA não vinculado ao contrato para o período
Somente para contratos tipo Ponto de Medição (deve haver o cadastro do PROINFA). - E5 – Rotina de cálculo de MCSD não calculada para o período
Somente para contrato tipo CCEAR-Q (deve haver o cadastro do MCSD). - E6 – Quantidade consumida não informada
Consumo não informado
- E1 – Percentual de participação do contrato não cadastrado
- Ordem de Pagamento
Medição por Ponto de Medição 
Pré – requisitos:
- Carregamento das informações:
Sazonalização
- PROINFA
- MCSD
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > CCEE > Medição > Transação > Ponto de medição – Consumo
- Selecionar “Ano“, “Mês” e escolher “Adiantamento”
- Confirmar “
”
- Atualizar no ícone grifado na imagem abaixo para obter as medições atualizadas:
- Consolide os pontos de medição para realizar a medição:
– Consolidar o ponto de medição
– Estornar o ponto de medição
– Visualização de qual Ponto de Medição vinculados ao contrato.
- A Medição passa pelos seguintes status:
- 0: Em análise
- 1: Apurado
- 2: Erro
- 3: Repactuação Pendente
- 4: Repactuação Finalizada
- 5: Consolidado
- 6: Distribuição Faturamento
- 7: Distribuição divergente
- 8: Entrega zerada
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Faturamento > Transação > Medição > Quantidade – Padrão
- Selecionar “Ano“, “Mês” e escolher “Adiantamento”
- Confirmar “
”
- Atualizar no ícone grifado na imagem abaixo para realizar a medição do período:
- A medição por Ponto de Medição pode ser identificada pela coluna PM e Operação também descrita como “PM”, como mostrado abaixo:
- Após a medição, consolide o cálculo para liberar o faturamento.
– Apresentar os detalhes do ponto de medição
– Consolidar cálculo e liberar para Faturamento
– Distribuição do faturamento
– Zerar entrega, estorna o registro para realização de manutenção.
- A Medição pode apresentar os seguinte erros:
- E1 – Percentual de participação do contrato não cadastrado
Deve haver algo informado em Participantes na aba Produtos do Contrato. - E2 – Percentual de perdas do contrato não cadastrado
Deve ser informado algum valor para perda na aba Produtos da janela Contratos. - E3 – Sazonalização não calculada no contrato para o ano
Caso o contrato tenha sazonalização, o campo deverá estar preenchido com sim, e o processo realizado. Sazonalização - E4 – Contrato de PROINFA não vinculado ao contrato para o período
Somente para contratos tipo Ponto de Medição (deve haver o cadastro do PROINFA). - E5 – Rotina de cálculo de MCSD não calculada para o período
Somente para contrato tipo CCEAR-Q (deve haver o cadastro do MCSD). - E6 – Quantidade consumida não informada
Consumo não informado
- E1 – Percentual de participação do contrato não cadastrado
- Ordem de Pagamento
Medição Perda 
Pré – requisitos:
- Carregamento das informações:
- Report AVD
- Sazonalização
- Operação do produto: PERDA
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Faturamento > Transação > Medição > Perda
- Selecionar “Ano” e “Mês“
- Confirmar “
”
- Realizar a medição do período, clicando no ícone grifado na imagem abaixo:
- Consolidar a Medição “
”
- Erros:
- E1: % Perda deve ser maior que zero no contrato.
Na aba de Produtos do contrato, o campo para Perda (%) deve ser maior que 0 - E2: % Participação deve ser maior que zero no contrato.
Na aba de Produtos do contrato, o campo para Participação (%) deve ser maior que 0. - E3: Sazo do produto com operação QTD, não registrada no contrato.
- E4: Sazonalização do produto com operação PERDA, não registrada no contrato
- E1: % Perda deve ser maior que zero no contrato.
- Ordem de Pagamento
Medição Disponibilidade RRV (faturamento) 
Pré – requisitos:
- Carregamento das informações:
- Relatório RRV carregado
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Faturamento > Transação > Medição > Disponibilidade – RRV
- Selecionar “Ano” e “Mês“
- Confirmar “
”
- Realizar a medição do período, clicando no ícone grifado na imagem abaixo:
- Selecionar o “tipo” de filtro (relatório) para fazer a medição:
- Consolidar a medição realizada na respectiva coluna clicando sobre o ícone “
”
PRE – Medição referente ao relatório Preliminar
FIN – Medição referente ao relatório Final
– Apresenta os detalhes do faturamento.
- Ordem de Pagamento
Medição AVC (Transmissoras) 
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > CCEE > DRI > Transação > Upload DRI
- Verificar “status”
- Verificado o carregamento do relatório, realizar a Medição AVC.
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Faturamento > Transação > Medição > Transmissoras – AVC
- Consolidar a Medição para liberação para o faturamento
“” – Consolidar Cálculo
“” – Analisar o registro para posterior consolidação (alterar do registro)
- Para todos os clientes novos, deve ser realizado o seguinte passo:
- Ordem de Pagamento
Contrato indevido na Medição por Quantidade 
- Caso exista algum contrato indevido sendo apresentado na funcionalidade Faturamento > Transação > Medição > Quantidade – Padrão
- Verifique o código do contrato original e pesquise na aba Contratos > Transação > Contratos na parte “Código Original”
- Após pesquisar o contrato através do código original, selecione o Ícone “Revisar Contrato”
- Depois de selecionar o ícone, o status do contrato passará para “Revisão Manual”, e dessa forma, não serão mais apresentados na medição.
- Retorne para a funcionalidade Faturamento > Transação > Medição > Quantidade – Padrão e selecione o ícone
”Medição do período”.
Repasse Rede Básica 
Pré – requisitos:
- Carregamento das informações:
- Report AVD
- Sazonalização
- Operação do produto: RRB
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Faturamento > Transação > Medição > Repasse Rede Básica
- Realizar a medição do período clicando no ícone em destaque abaixo:
- Consolidar a Medição “
”
- Erros:
- E1: Característica do Contrato [RRB-%AVD] deve ser vinculado ao contrato com a o % do AVD.
Informar o tipo de característica da Perda e a porcentagem na aba Características do Contrato. - E2: Característica do Contrato [RRB-ALG] deve ser vinculado ao contrato com a o conteudo [1] (QTD CONTRATO) / [2] (VALOR FIXO-%).
Informar o tipo de característica da Perda e a porcentagem na aba Características do Contrato. - E3: Característica do Contrato [RRB-%CTT] deve ser vinculado ao contrato com a o % de participação do contrato quando [RRB-ALG = 2]
- E4: Sazonalização não calculada no contrato para o ano.
- E1: Característica do Contrato [RRB-%AVD] deve ser vinculado ao contrato com a o % do AVD.
- Ordem de Pagamento
Ordem Faturamento 
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Faturamento > Transação > Ordem de Faturamento
- Selecionar “Organização de Contrato“, “Ano” e “mês”
- Status da Ordem de faturamento:
- 0: Carregado – registro carregado da ordem de medição
- 1: Validado – registro validado e esperando liberação para faturamento
- Erros:
- E1: Período não está aberto. Cadastro inexistente
- E2: Código da contraparte no ERP
- E3: Preço não foi atualizado. Verificar a funcionalidade de Reajuste de Preço
- E4: A condição de pagamento não foi indicada.
- E5: As informações utilizadas para atualização do faturamento no ERP, não foram realizadas
- E6: Repactuação pendente
- Liberado para faturamento – registro em processo de faturamento no BPM
- Faturado
- Estornado
- Ícones:
– Validar para habilitar faturamento
– Permite alteração dos dados da Ordem de Faturamento
– Faturar – liberar para BPM
– Estornar o Faturamento
– Visualizar DANFE em formato PDF
- Abas para verificação parâmetros e informações de comunicação com SAP:
- Informações de parâmetros enviados para o SAP, solicitando criação da VA
- Dados criados pelo SAP retornados ao Glorian
- Histórico de ações realizadas no BPM
Exemplos:
- Aguardando Validação e faturamento:
- Faturado
Gerar Gráfico de KPI 
Processo:
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Faturamento > Transação > Data Efetivação
- Clicar no ícone “
” (CTT – Cálculo da Data limite de efetivação) em destaque abaixo:
- E1: contrato sem condição de pagamento.
Verificar se a Condição de Pagamento foi preenchida:
Preço> Mestre> Condição de Pagamento (ERP). - E2: A quantidade de dias úteis de antecedência não foi indicado.
Verificar se coluna “Útil/Corrido” foi preenchida para o contrato.
Faturamento > Configuração > Contrato – Faturamento - E3: A data base não foi indicada.
Verificar se coluna “Base – Dia” foi preenchida para o contrato.
Faturamento > Configuração > Contrato – Faturamento - E4: A primeira parcela não foi indicada.
Verificar a configuração da condição de pagamento.
Preço> Mestre> Condição de Pagamento (ERP). - E5: Data limite
A data limite não foi calculada. Isto é reflexo dos erros anteriores.
- E1: contrato sem condição de pagamento.
- Acessar: Gestão E.Elétrica > Faturamento > Consulta > KPI Diário
- Clicar no ícone em “
” “OF – KPI – Período” em destaque abaixo:
- Em seguida clicar no ícone para gerar o gráfico evidenciado abaixo:
Nota Fiscal emitida sem a Razão Social da Contraparte 
Verificar se o campo “NOME” da ordem de faturamento está vazio (Faturamento > Transação > Ordem de Faturamento).
Erro ocorre porque a contraparte estava sem Razão Social no momento que houve o lançamento do faturamento. Para que este campo seja preenchido a contraparte deve ser revisada e a ordem de faturamento retornada para a Medição. Somente com a consolidação da Medição que o campo será preenchido.
Fluxo de aprovação 
Gestão E.Elétrica > Faturamento > Transação > BMP – Faturamento
Erro: Status 10 – VA01/VF01
Referente a interface:
- Verificar se os parâmetros de interfaces estão corretamente preenchidos, e se há algum parâmetro faltando. Basear-se em outros faturamentos (aba interface) para verificar quantos e quais parâmetros são necessários.
Erro: Status 10 – VA01/VF01
Interface Abortada [Number 155.624300 cannot be encoded as a BCD of lenght 13 with 3 decimal places at field TARGET_QTY]
- Verificar se a coluna “Med-Qtd. Apurada” da Ordem de Faturamento apresenta mais de 3 casas decimais (não é permitido mais que 3 casas decimais)
Erro: Status 30 NF ainda não processada na SEFAZ. Tente mais tarde.
- Verificar se o CNPJ da contraparte é o mesmo do destinatário no módulo NFe
Funcionalidade: NF-e > Emissão > Transação > Nota Fiscal > NF-e > pesquisar pelo número da NF > selecionar e na aba E – Destinatário > verificar o CNPJ da NFe. - Se os CNPJ estiverem diferentes, corrigir na contraparte, excluir do Fluxos de aprovação e verificar se Ordem de Faturamento foi corrigida. Caso não tenha sido corrigida na Ordem de Faturamento, fazer a alteração pelo banco de dados, pegando o “código” da ordem e alterando o CNPJ.
Erro: 10 – VA01/VF01
Erros Retornados: [SALES_HEADER_IN processado com êxito] [Material 27000541, OrgV pp10, can dist 9E, Idioma PT não está previsto [Erro em SALES_ITEM_IN000001][Condição PR00 n/está permitida como condição-cabeçalho][O doc vendas não será modificado]
Erro referente a configuração no SAP, verificar se a interface ACOUNTGL_MATERIAL está com menos caracteres que o correto (total 18 caracteres, incluindo zeros a esquerda).
- Verificar se o sistema estava preenchendo a unidade de medida corretamente na Ordem de Faturamento (para contratos do tipo CCT e CEN – unidade de medida “UN”) para demais tipos de contratos unidade de medida “MWh”. Se necessário solicitar que o usuário confirme o tipo de unidade de medida exigido pelo SAP. Feito alteração no contrato e no “script-banco de dados” para que a Ordem de Faturamento aceitasse a unidade de medida UN e validado novamente
Erro: 10 – VA01/VF01
Erros Retornados: [SALES_HEADER_IN processado com êxito] [A UM fixada ***** não está prevista no item 000001 para material 27000122] [Erro em SALES_ITEM_IN 000001 [Erro em SALES_ITEM_IN 00001][Condição PR00 n/está permitida como condição-cabeçalho][O doc vendas não será modificado]
O fato ocorreu devido a uma alteração realizada no final do mês passado, onde foi alterado o código do programa, para considerar a unidade de medida do contrato, pois há contratos de outras empresas com a unidade de medida como UN e deve ser faturado com este unidade de medida e não como MWH.
- Estornar a Medição e Consolidar novamente para que as informações sejam reprocessadas, a unidade deve ser alterada e faturada normalmente.
Erro:
Erros Retornados: [SALES_HEADER_IN processado com êxito] [Vendas pela OrgV 9400 can.dist.94 do centro 4620 não estão previstas] [Erro em SALES_ITEM_IN 000001] [Condição PR00 n/está permitida como condição-cabeçalho] [O doc.vendas não será modificado]
Interfaces não cadastradas *No SAP.
- Verificar com o usuário se as interfaces “SALES_HEADER_IN.SALES_ORG”, “SALES_HEADER_IN.DISTR_CHAN” e “SALES_ITEMS_IN.PLANT” estão corretas e inseridas no SAP e no Glorian.
Erros Retornados: [ ] [ ]
- Verificar na Ordem de Faturamento, a aba “Texto” deve ter apenas 132 caracteres
Erro: Erros Retornados: [233 – Rejeição: IE do destinatário não cadastrada]
- Erro SAP, usuário precisa verificar a informação no SAP, não temos ação no Glorian.
Erro: Status 10 – VA01/VF01 [O tipo de documento de venda não foi definido] [O doc.vendas não será modificado]
- Não há interface Estabelecimento (faturamento) para este tipo de Contrato.
Erro: status 10 – VA01/VF01 Erros Retornados: [Emissor da ordem 87390 não foi criado para área de vendas 9930 TR TR] [O doc.vendas não será modificado]
- Verificar se as interfaces estão preenchidas. Verificar se o cliente está ok no SAP (criado e habilitado para este tipo de operação).
Erro: Interface Abortada [Entrar impostos para, no mínimo, uma partida.]
- Quantidade ou Preço está com valor zerado, informação vinda do relatório de Disponibilidade, nestes casos não tem lançamento.
Erro: Status 10 – Eventos NFe – Operação Confirmada
- (A nota fiscal XXXXXXXXXXXXXX não pode ser estornada, devido haver o registro de “CONFIRMAÇÃO DA OPERAÇÃO” na SEFAZ)
- Verificar se a Nota foi cancelada no SAP e conferir o status em NFe > Emissão > Transação > Nota Fiscal > NFe
- Verificar em https://edp.glorian.com.br/syncmanager/ se houve retorno de cancelamento
Funcionalidade: Sincronismo > Integração entre sistemas > Arquivos Recebidos > pesquisar a “Mensagem de Controle” com %id da ordem%.
Caso haja retorno de cancelamento, e o status esteja “Cancelamento de NF-e homologado”, solicitar que o Estorno/Cancelamento seja reprovado no BPM, o status da ordem irá votar para Faturado, e solicitar eu seja estornado novamente e posteriormente reprovado pelo Gestor e encaminhado para sequencia de80 – Cancelamento manual
Erro: Status 10 – VA01/VF01 – Não foi possível gerar a VF – Erros Retornados: [Pagador 0000086774 bloqueado para faturamento]
- Verificar se o desbloqueio do participante foi realizado no SAP e está em condições de ser faturado. Reprocessar no BPM para que o processo seja finalizado. Aguardar 1 hora após a confirmação de desbloqueio para reprocessar novamente.
Erro: Status 30 – NF ainda não processada na SEFAZ. Tente mais tarde.
- Verificar se o CNPJ da contraparte é o mesmo do destinatário no módulo NFe
Funcionalidade: NF-e > Emissão > Transação > Nota Fiscal > NF-e > pesquisar pelo número da NF > selecionar e na aba E – Destinatário > verificar o CNPJ da NFe.
Erro: Status 30 – Erros retornados: [Nota fiscal não recuperada].
- Verificar se no SAP foi gerado número de nota fiscal para essas VA e VF, para que o Glorian possa recuperar essas informações
Erro: NF não aprovada. Mensagem [Rejeição: IE do destinatário não está ativa na UF]
- Verificar a situação cadastral no site da Sintegra (http://www.sintegra.gov.br/)
- Situação Baixada, deve solicitar ao usuário que verifique a informação ou NFe > Emissão > Transação > Nota Fiscal > NF-e > Filtrar pelo número da Nf > selecionar o registro > aba E – Destinatário > Verificar a informação “Ind IE Destinatário” e “IE”
- Instruir o usuário a fazer o ajuste no ERP de origem, caso haja alteração no NFe, necessário ajustar os campos mencionados e Reprocessar o envio no Monitoramento (NFe > Emissão > Consulta > Monit – Nfe > reprocessar envio “rp.env”, para que o status seja corrigido.)
Erro: Erros Retornados: [772 – Operação Interestadual e UF de destino igual à UF do emitente]
- Verificar se o CFOP está correto para o contrato/contraparte, e se necessário ajustar.
Erro: Módulo NFe (Nota com erro de Rejeição, IE – Rejeição Ajuste
- Mensagem: Rejeição: Falha no Schema XML do lote de NFe. Log: – cvc-pattern-valid: O valor “Isento” não tem um aspecto válido em relação ao padrão “[0-9]{2,14}” do tipo “TIeDestNaoIsento”.- cvc-type.3.1.3: O valor “Isento” do elemento “IE” não é válido.
- Retirar o preenchimento ISENTO, e deixar sem nada, reprocessar o envio.
Erro: NFe – 805 – Rejeição: A SEFAZ do destinatário não permite Contribuinte Isento de Inscrição Estadual
- Necessário ajuste de NFe > Emissão > Transação > Nota Fiscal > NF-e > Filtrar pelo número da Nf > selecionar o registro > > Consumidor Final: Consumidor Final > e alteração aba E – Destinatário > Verificar a informação “Ind IE Destinatário” = 9
Erro: Mensagem: Rejeição: Não informado o grupo de ICMS para a UF de destino
- NFe > Emissão > Transação > Nota Fiscal > NF-e > Filtrar pelo número da Nf > selecionar o registro > aba H – Produtos e Serviços > seleciona registro > aba M- Tributos > selecionar registro > aba NA – ICMS para a UF de destino > solicitar usuário preencher 0 em todos os campos e verificar se as informações estão corretas, se são essas mesmo.
Erro: 30 – NFe [NF não aprovada. Mensagem [Erro – URL não alcançada]
- Verificar na funcionalidade NFe > Emissão > consulta > Monit – Nfe, verificar a coluna “ret”, se estiver com status “Rejeição-Ajuste” (azul) clicar sobre o ícone “rp.ret”
Erro: 30 – NFe [NF não aprovada. Mensagem [Rejeição: Falha no Schema XML do lote de NFe]
- Verificar o XML erro (última coluna) NFe > Emissão > Transação > pesquisar pelo número da NF.
- Caso o erro apresentado no XML seja referente ao preenchimento de algum campo, ou tamanho maior que o permitido, acionar equipe técnica para analisar.
Erro: Status 30 – NF ainda não processada na PREFEITURA. Tente mais tarde.
- Fazer a correção e reprocessar no Módulo NFS-e > Emissão > Transação > NFS-e
Erro: Status 30 – NF ainda não processada na PREFEITURA. Tente mais tarde. (NFSe)
- Verificar no Módulo NFe, se a nota está com rejeição.
- Ordem de Faturamento > aba Parâmetros > copiar o DOCNUM > NFe > NFSe > Emissão > Transação > NFSe > pesquisar pelo Docto Origem > colar o DOCNUM.
- Caso o status esteja com “201 – Rejeição”, solicitar ao usuário que faça o ajuste da natureza da operação e faça o reenvio, desta forma o sistema irá prosseguir e estando correto a natureza da operação, autorizar o uso da NFSe.
Erro: Status 30 – NFe – não aprovada. Mensagem [Rejeição: Destinatário bloqueado na UF]
- Destinatário bloqueado, as providências devem ser tomadas pelo usuário para dar prosseguimento ao faturamento.
Erro: Status 30 – Atualizando BPM (Atualizando BPM. Mensagem [Autorizado o uso da NF-e])
- Verificar se a Situação do Legado e Situação Glorian estão OK.
- Funcionalidade: Sistema: NF-e > NF-e > emissão > Consulta > Monit. NF-e
- Caso os status não esteja OK, clicar no ícone da coluna “rp.gl”, para reprocessar e aguardar a situação atualizar para OK, se o processo se manter pendente entrar em contato com o suporte.
- Falta configuração para a respectiva Organização – Falar com Beatriz para verificar.
Erro: 50 – E-mail “linha 240: Cannot insert the value NULL into column ‘xml_content’, table ‘edp_saas_nfe.dbo.interface_input_xml’; column does not allow nulls. INSERT fails.”
- Verificado que o erro era após o envio do e-mail, ajustado o código e erro resolvido.
Erro: 40 – Boleto (sem mensagem de erro)
- Processo de consulta, recupera o Boleto no SAP e passa para a próxima sequência automaticamente.
Erro: 20 – Financeiro (solicitar atualização) Ordem de faturamento não se encontra no financeiro. Há um erro na geração. Verificar com suporte técnico.
- Esse processo aparece quando há cancelamento da NF (estorno da OF), se não passar dessa sequencia automaticamente, será necessário reprovar para que a sequência seja encaminhada para o Cancelamento manual e Encerramento (Selecionar INUTILIZAR: NÃO)
(INUTILIZAR = SIM faz o status retornar ao que estava antes de ser liberado para o BPM)
Regra para Estorno: Até 24 horas após a Emissão/Encerramento da ordem de faturamento é realizado o Cancelamento.
Após 24 horas da Emissão/Encerramento da ordem, é realizado a Anulação.
Erro: Não foi possível gerar a VF – Erros Retornados: [Gravado doc. 0093615706 (não foi criado documento contábil)] [Conta 1124120076 TMA2 não permite IVA; SD não permitido]
- Erro referente ao SAP, solicitar ao usuário verificação.
Erro: 30 – Financeiro
- Ordem de faturamento não se encontra com a posição em aberto no financeiro.
Solicitar ao usuário que faça Reprovação no BPM e coloque a “Sequência de Destino” 40 – Identificar o Tipo, após isso o registro irá para aprovação e uma vez aprovado ao Ordem de Faturamento apresentara o Status estornado.
Erro: NF Entrada – Status: Ordem de pagamento não liberada. status [NOTA DE ENTRADA GERADA] observacao [Documento Fiscal(8 /1 ) classificado com sucesso.]
- Houve estorno das notas tanto no Glorian quanto no Protheus, ao refazer o lançamento novamente o Glorian gera a informação que o código GLOP já existe, pois o lançamento no Protheus é feito através do ID da nota fiscal.
- Necessário reprovar no BPM, excluir do Registro de Documentos (através do banco de dados), e depois recuperar a nota novamente gerando um novo ID para lançamento
- Verificar o processo no Protheus, pois todos os casos que precisarem de estorno, vai ser necessário esse processo de geração de novo ID para a nota.
Falha envio E-mail 
Erro: envio de e-mail para o destinatário não realizado
Verificar se: há algum caractere especial ou não suportado nos destinatários
- há “espaço” no final do e-mail e antes da “vírgula”
- há o preenchimento “.com.br” no final do e-mail.
NFe > Emissão > Consulta > Monit.- NFe
- Pesquisar pela Organização ou número da NF desejada.
- Coluna MAIL – com status pendente (amarelo)
- Selecionar a linha desejada
- Acessar a aba “B – Identificação da NFe”
- Selecionar a linha desejada
- Acessar a aba Destinatário
- Selecionar a linha na Ultima linha DISTRIBUIÇÃO não há nenhuma informação de destinatário cadastrada.
- Comunicar o usuário para corrigir no SAP e reprocessar ou corrigir manualmente e reprocessar para que seja carregado os destinatários enviados.
No caso da EDPV, o cadastro de e-mail deve ser feito na aba de Contatos do Contrato, pois a leitura de destinatários não é feita através do SAP.
Verificar se estão com status OK:
- NFe > Recebimento > Transação > Gestão
- NFe > Recebimento > Transação > Pré Validação
Estornar Faturamento 
Gestão E.Elétrica > Faturamento > Transação > Ordem de Faturamento
Erro: Estornar Ordem de Faturamento (Medição por Quantidade)
- Clicar no ícone Estornar Ordem de Faturamento (motivo: 01) e em seguida Excluir a Ordem.
- Funcionalidade: Faturamento > Transação > Ordem de Faturamento
- Acessar a Medição por Quantidade e selecionar a coluna Zerar entrega.
- Funcionalidade: Faturamento > Transação > Medição > Medição por Quantidade