Erros e Soluções - Faturamento NF-e 
Erro: Material não existe na tabela de imposto
Este erro ocorre quando o documento carregado consta com um item não cadastrado na configura.
Exemplo de Erro:
Correção:
- Acessar:
- Selecione o ícone “
” para inserir o item não cadastrado:
Informar dados nos campos descritos abaixo:- Itens: Informar o número do item apontado no erro (exemplo na imagem)
- Classificação ICMS: Verificar a classificação do ICMS adequada para o material
- Origem: Avaliar e informar, qual a origem do item
- Classificação IPI: Informar se é tributado ou não
- Enquadramento legal: Verificar o enquadramento para o IPI
- Classificação PIS: Informar classificação PIS/COFINS
- Clique no ícone “
” para salvar o cadastro do item
Erro: CNPJ/CPF não existe na tabela de imposto de participante
este erro ocorre quando o participante no arquivo carregado não existe configurado;
Exemplo de erro:
Correção:
- Acessar:
- Selecione o ícone “
” para inserir o participante não cadastrado:
Informar dados nos campos descritos abaixo:- Participante: Informar participante não cadastrado, que esta apontado no erro
- Classificação ICMS: Verificar a classificação do ICMS para o participante
- Classificação IPI: Verificar o enquadramento para o IPI
- Classificação PIS: Informar classificação PIS/COFINS
- Selecione o ícone “
” para salvar o registro
Erro: CFOP não configurado para este registro
Este erro ocorre por não existir CFOP cadastrado para o estado de origem e destino do arquivo.
Exemplo de erro:
Correção:
- Acessar:
- Selecione o ícone “
” para inserir o CFOP não cadastrado:
Informar dados nos campos descritos abaixo:- UF Remetente: Informar a UF Origem
- UF destino: Informar a UF Destino
- Natureza de Operação: Verificar a natureza da operação na nota fiscal que está apresentando erro
- Tipo item: verificar o tipo de item que consta na nota fiscal que está apresentando erro
- Classificação ICMS (Item): Verificar a classificação do ICMS (Item) para o CFOP
- Classificação do ICMS: Verificar a classificação do ICMS para o CFOP
- CFOP: Informar o CFOP utilizado. No inicio do CFOP indicar como “S” e depois a raiz do CFOP
- Selecione o ícone “
” para salvar o registro
Erro: NCM vazio na carga origem
Este erro irá ocorrer quando o arquivo carregado na pasta, estiver com o campo NCM vazio.
Exemplo de Erro:
Correção:
O erro deverá ser arrumado no arquivo e no ERP de origem
Observação: dados informados são fictícios
FATURAMENTO NF-e 
Pré requisito
- Arquivos disponibilizados na pasta de sincronismo
Processo:
ETAPA 1
- Acessar:
- Aparecerá todas as ordens de faturamento iniciadas pela empresa.
- Cada ordem terá três ações para serem tomadas, conforme status de execução:
- Selecione “
” para liberar o faturamento para Workflow, quando o status for upload DF
- Selecione “
” para visualizar o log de erro apresentado no Workflow faturamento
- Selecione “
” para cancelar o faturamento finalizado.
- Selecione “
- Apos selecionar “
“, o status do processo irá mudar para Workflow.
- Será gerado um código de ordem, na coluna código, pra ajudar na localização do processo. Esse código será o mesmo para o processo Workflow.
ETAPA 2
- Acessar:
- Localize a nota que foi enviada para o Workflow
Observação: Lembrando que o código de ordem gerado na etapa anterior, é o mesmo utilizado nesta etapa, e ajudará na localização e organização do processo. - Para iniciar o processo selecione “
” e será executada a primeira sequência de conferência “20 – mestre item”
Importante: Segue abaixo todas as sequências que o Workflow irá conferir. Será necessário executar o processo “” para que cada sequencia seja conferida:
20 – Mestre item
25 – Mestre participante
30 – impostos
40 – CFOP
50 – PIS
80- Totais
85 – Duplicata
90 – Liberação
100 – Emissão
110 – Encerramento
- Clique em “
” para atualizar cada sequencia executada.
- Executar “
” o processo até atingir a sequência “100 – Emissão”
- Caso ocorra algum erro ao realizar o processo, deverá ser analisado no ícone “
”
Observação: Para saber como corrigir os erros Clique e saiba mais - Após corrigir os erros, deve-se selecionar o botão “
“, para reprocessar a sequencia que apresentou erro.
- Continue a executar “
” o processo, até atingir a sequencia “100 – Emissão
ETAPA 3
- Acessar:
- Selecione “
” e localize a nota que estava executando os processos de faturamento.
- Verifique se a nota consta com a Mensagem “100- Uso autorizado”. Se a nota estiver correta, passe para ETAPA 4, caso não esteja autorizada, siga os passos abaixo
- Caso a nota esteja com alguma mensagem de divergência, é necessário que corrija o erro para prosseguir com o procedimentos de faturamento
- Acesse:
- Selecione “
” e localize a nota que estava executando os processos de faturamento.
- Na coluna “Log” estará identificado o erro que a NF-e apresenta.
- Selecione “
” e acesse a aba “Identificação da NF-e”
- Efetue as devidas correções na NF-e e volte para a tela inicial “Monit – NF-e”
- Selecione “
” da coluna “rp. env” e reprocesse o envio da NF-e
- A NF-e ficará com o status “100- Autorizado o uso da NF-e”
ETAPA 4
- Acessar:
- Executar “
” o processo até atingir a sequência “110 – Encerramento”
- Deve-se verificar se o na tela “Ordem de faturamento” está com o status “Faturamento finalizado”
FATURAMENTO NFS-e 
Pré requisito
- Arquivos disponibilizados na pasta de sincronismo
Processo:
ETAPA 1
- Acessar:
- Aparecerá todas as ordens de faturamento iniciadas pela empresa.
- Cada ordem terá três ações para serem tomadas, conforme status de execução:
- Selecione “
” para liberar o faturamento para Workflow, quando o status for “upload DF”
- Selecione “
” para visualizar o log de erro apresentado no Workflow faturamento
- Selecione “
” para cancelar o faturamento finalizado.
- Selecione “
- Apos selecionar “
“, o status do processo irá mudar para Workflow.
- Será gerado um código de ordem, na coluna código, pra ajudar na localização do processo. Esse código será o mesmo para o processo Workflow.
ETAPA 2
- Acessar:
- Localize a nota que foi enviada para o Workflow
Observação: Lembrando que o código de ordem gerado na etapa anterior, é o mesmo utilizado nesta etapa, e ajudará na localização e organização do processo. - Para iniciar o processo selecione ” e será executada a primeira sequência de conferência “10 – emissão”
Importante: Segue abaixo todas as sequências que o Workflow irá conferir. Será necessário executar o processo “” para que cada sequencia seja conferida:
10 – Emissão
40 – Geração do arquivo TXT da Prefeitura de Santa Barbara para emissão de NFS-e
- Clique em “
” para atualizar cada sequencia executada.
- Executar “
” o processo até atingir a sequência “40 – Geração do arquivo TXT da Prefeitura de Santa Barbara para emissão de NFS-e”
- Caso ocorra erro em alguma sequência, não será possível prosseguir com a processamento das sequências, então é necessária a correção dos pontos com divergências apontadas na coluna “Ultima mensagem”. É possível visualizar todas as divergências clicando em “
“
- Após corrigir os erros, deve-se selecionar o botão “
“, para reprocessar a sequencia que apresentou erro.
- Continue a executar “
” o processo, até atingir a sequencia “40 – Geração do arquivo TXT da Prefeitura de Santa Barbara para emissão de NFS-e”
ETAPA 3
- Acessar:
- Selecione “
” e localize a nota fiscal que foi liberada para transmissão na etapa do workflow-NFSe.
- Será gerado um arquivo TXT para cada ordem de faturamento gerada.
- Baixe o TXT da NFS-e , conforme indicado abaixo, e efetue o carregamento no site da Prefeitura.
ETAPA 4
- Acessar:
- Executar “
” o processo até atingir a sequência “110 – Encerramento da ordem de faturamento”
PROCESSO INUTILIZAÇÃO - FATURAMENTO 
Pré-Requisito:
- Realizado o processo de inutilização NF-e. Clique e saiba mais.
Processo:
- Acessar: Faturamento > Transação > Workflow
- Na coluna “última Mensagem” para os casos que foram inutilizado apontará “Nota Inutilizada, Inutilizar o processo“
- Clicar no ícone Reprovar WorkFlow “
“, para finalizar o processo.
Saída:
- Processo encerrado, não apresentará pendente no WorkFlow.